quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Chill out


Já precisava de férias outra vez...

A capacidade de liderança

Liderar: Dirigir na qualidade de líder = chefiar
Líder:  Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.

Não é fácil dirigir pessoas. O chefe deveria ser um bom líder. Deveria ser uma pessoa com capacidade de cativar e incentivar, deveria ser alguém socialmente consciente. 
Há poucos bons líderes no trabalho. São poucos os chefes com capacidade de incentivo dos trabalhadores. São poucos os chefes que criam um bom ambiente no local de trabalho.
O que vemos habitualmente são chefes que semeiam o medo e que pretendem obter os bons resultados por meio da ameaça, dos gritos, da coação moral, no fundo. 
É triste saber que não há, em Portugal, pessoas preparadas para liderar um grupo de pessoas, para aumentar a sua produtividade e, no fundo, para tornar o local de trabalho num sítio onde as pessoas gostam de estar. 
É triste saber que, em Portugal, ainda se pensa que é através dos gritos e das ameaças que se aumenta ou melhora a produtividade.
É triste saber que, em Portugal, o bom trabalhador é aquele que sai às 20h00, 21h00 ou 22h00, todos os dias, independentemente de ter estado todo o dia a coçar a micose!
É triste saber que os chefes, em Portugal, se esquecem que o trabalhador também tem família e amigos e que também precisa de estar com eles, porque a vida não é só trabalho! 
É que o bom trabalhador não é, necessariamente, aquele que sai mais tarde. As horas extra voluntárias podem, simplesmente, significar a desorganização, falta de método, fraca produtividade.
Um bom líder deveria perceber que os trabalhadores têm uma vida para além do trabalho e que para serem pessoas produtivas precisam de ser pessoas realizadas, felizes, descomprimidas. É pena que poucos percebam isso e que, na maioria das vezes, os trabalhadores se arrastem pelos locais de trabalhos chateados ou deprimidos.
Conheço poucas pessoas que pudessem ser bons líderes, conheço poucas pessoas com consciência social e que arrastam multidões consigo; porque sabem comportar-se em cada situação concreta. 
É preciso saber que o líder não é aquele que diz sempre que sim, não é o líder do laissez faire, laissez passer. É aquele que essencialmente, sabe e procura entender o outro; é aquele que cativa e incentiva; é aquele que refere os pontos fracos, sem esquecer os pontos bons. É aquele que entende a essência de cada pessoa.
Ah! E dispenso a treta de "os chefes gritam, esperneiam, fazem o pino porque estão habitualmente sob muito stress e com o peso da responsabilidade de colocar a máquina a trabalhar". Ora se são líderes devem aguentar isso e muito mais, por isso é que o são.

A liderança não se conquista com o medo.
"Não se apanham moscas com vinagre".