terça-feira, 16 de outubro de 2012

A política e a casa dos segredos

Desculpem lá, mas o meu sentido de humor leva-me a dizer isto: já repararam que o único "sítio" onde os portugueses são, realmente, ouvidos é na casa dos segredos? É que Domingo após Domingo lá sai um dos menos populares, respeitando a voz popular. 
Ora, o mesmo não acontece, com toda a certeza, na nossa política: o Relvas, ainda lá está, o Paulo Portas, ainda lá está, o Vítor Gaspar ainda lá está, o povo não é ouvido e continuam a aumentar os impostos. 

Não, não li o orçamento de estado para o ano de 2013, mas pelo que vi no jornal da noite o cenário continua a ser de aumento e agravamento de impostos.

Acho que não podemos assobiar para o lado e fingir que nada acontece - como se fez durante anos, quando isto ainda tinha uma solução mais fácil -, mas a sério que o Governo pretende continuar a ignorar o povo? A sério que prefere continuar a fingir que não vê a miséria e a fome que existe? É que não é preciso muito para ver essa miséria, basta olhar para o que nos rodeia, basta ir a um Tribunal ou Hospital, por exemplo. 

O Governo não quer ouvir os gritos do povo. E eu não compreendo como é que não percebem que se torna impossível viver com menos de 400,00 € (vivessem eles a ver se conseguiam)!!  

A questão é que todos queremos andar para a frente e pagar as dívidas, mas será que o Governo não percebeu que a melhor forma não é esta, aumentando os impostos? É que o rendimento diminui, o consumo diminui (diminui o IVA), vende-se menos, o mercado interno fica fragilizado, as empresas fecham (diminui o IRC), as pessoas ficam sem emprego (diminui IRS), compra-se menos roupa, comida, combustível, fazem menos viagens e as que fazem é pelas nacionais; a produtividade diminui, há descontentamento e mais greves e manifestações, o país pára, não anda para a frente e isto é um círculo vicioso. NÃO HÁ CRIAÇÃO DE RIQUEZA!!! E ISTO VAI MESMO TORNA-SE UMA CASA DE PENHORAS. Digo eu que lido todos os dias com imensas execuções, assim como com imensas insolvências. Trust me, sei do que falo.

Só precisávamos de um Governo que colocasse ordem nisto. Que apelasse à calma, falasse com as pessoas, explicasse os números e não pensasse que tudo passa pelo aumento dos impostos. Até porque não passa!

O actual Governo - como todos os outros anteriores - só comprova que a oposição limita-se única e simplesmente a opor-se. Sem mais. "Jamais aumentaria os impostos", dizia o Passos Coelho, quando o PS estava no Governo. Quando sobe ao poder e se torna PM o que é que ele faz? Aumenta os impostos. "Contra o PEC 4", sobe ao poder, passa por cima da constituição e aprova normas totalmente inconstitucionais.

Estamos FARTOS e podemos deixar de ser aquele povo de brandos costumes.

Os políticos não nos ouvem, por isso, optamos por ver a casa dos segredos.