domingo, 25 de novembro de 2012

LONDON

Acabei agora de ver, no Canal Hollywood, o Diário de Bridget Jones (2001) e fiquei com uma vontade enorme de voltar a Londres.
Sem dúvida que é, até agora, a minha cidade favorita. A única cidade no mundo onde eu viveria, apesar da falta de sol e de calor.
Das únicas cidades do mundo onde eu quero voltar quantas vezes me for possível. 

Adoro a educação das pessoas, adoro o facto de os emigrantes não serem pedintes e trabalharem, efectivamente, para o seu sustento, adoro os mercados, adoro o facto de se poder ser diferente, sem problema algum, adoro a cultura, a diferença de culturas, enfim, adoro tudo; até mesmo a chuva, o frio e a humidade não são um problema tão grave (apesar de não os adorar)
Adoro a organização, a educação e a sensibilidade dos Londrinos, acho mesmo que, de uma forma geral (e vamos esquecer aqueles que vêm para cá apoiar o seu clube e emborrachar-se) são pessoas ordeiras, respeitadoras e educadas. Respeitam os horários, respeitam as filas, respeitam o lado por onde têm de andar no metro e não empatam ninguém nas escadas rolantes.

Sem dúvida que depois de ter ido a Londres todas as outras cidades, para mim, são menosprezadas: "Humm, é fixe, mas Londres é outra coisa"; "Humm... é giro, mas em Londres há um muito melhor!", etc.
Só há uma cidade que acho que corre o risco de superar Londres, a essa ainda não fui, mas mal posso esperar e conto que esteja para breve.  

Uma das coisas que mais me marca em Londres é o facto de não termos romenos, marroquinos, argelinos, mexicanos, peruanos, ucranianos, etc., a pedir nas ruas, como vemos em Lisboa (que eu adoro e, para mim, é uma das melhores cidades da Europa), Madrid (que odeio), Paris (que ninguém é capaz de dizer que é uma cidade feia), Milão (que nhé...), entre outras. Não gosto de andar nas ruas e sentir-me insegura, sempre com a mão na mochila, incomodada, sempre com pessoas a pedir-me uma esmola ou a tentar ludibriar-me para extorquir-me dinheiro. Não gosto disso. Lamento. Aos meus olhos as cidades tornam-se menos bonitas e mais sujas. Não quero parecer elitista ou apologista de políticas de direita... Enfim. Gosto de Londres porque cria oportunidades a quem quer trabalhar e lá, um romeno, um indiano, um chinês pode ter tanto sucesso como um Londrino de gema. É a minha percepção, pelo menos, e acho que não me estou a deixar influenciar pelo meu amor incondicional à cidade... 










All i want for Christmas is you... NOT!



Já que estamos a um mês do Natal, esta faz todo o sentido.